Sobre meu curso de maquiagem em São Paulo

por - 6/03/2016


Oi, tudo bem?
Há alguns anos atrás eu me apaixonei pela profissão de maquiadora quando trabalhava como atendente em um salão de beleza. Não sei exatamente o porque essa paixão tão instantânea, só sei que senti muita emoção ao ver como dando uma cor aqui e ali, a mulher se transformava quase que em outra pessoa e de como elas se sentiam maravilhosas e poderosas com isso.  Incrível!


Quando decidi fazer o curso, fiquei muito preocupada com o conteúdo que cada escola abordava, sendo alguns com tópicos bem simples e outros um pouco mais avançados. Claro que além dessas minhas preocupações, uma delas era com o valor pedido pelo curso. Confesso que tem escolas que viajam na batatinha e algumas que até tentam te passar a perna.
Mas por fim acabei fechando com o SENAC por ter vários módulos, e por ter uma preço um pouco mais acessível do que as outras que tinha pesquisando. E muitas pessoas falavam que era a melhor escola, que tendo o diploma com esse nome, dificilmente ficaria desempregada. (Vai vendo)

Foram três meses de curso sendo de segunda a sexta em torno de 3 a 4 horas de aula. No final peguei meu diploma e sai feliz... Opa! Eu disse feliz? Não, eu quero dizer decepcionada. 
Vou contar...
No começo a professora dá a lista de materiais, pedindo por exemplo, pó compacto, delineador... Mas em nenhum momento me informou quais produtos seriam melhor ou que de jeito nenhum deveria comprar por serem ruins. Acredito que sendo uma maquiadora de anos como ela dizia ser, ao menos sabe qual é bom ou não. Se você não conhece marcas ou nunca experimentou nada, pesquisa viu?! Pesquise muito, porque eu fiz a burrada de seguir os conselhos da vendedora de cosméticos crente que ela ia me ajudar, o que acho lamentável, porque hoje as atendentes de cosméticos mal sabem informar sobre os produtos que vendem; mas por fiz ela queria só a meta dela. 
Depois de 4 dias que havia comprado os produtos, a professora disse-me que menos da metade dos produtos que comprei não prestavam. Imagina meu ódio!
 Me virei com o que eu tinha, porque infelizmente eu não sou milionária. 
Lembra que falei sobre os vários módulos que oferecia? 
Pois bem, em nenhum deles houve um aprofundamento, tendo informações superficiais e muitas vezes deixa de lado para a próxima, na próxima da próxima aula que não acontecia.

Era muita prática, o que é muito bom, disso eu não reclamo, mesmo sem o acompanhamento da professora. (risos)
Ela não auxiliava as alunas mesmo vendo erros acontecendo, simplesmente dizia 'tá bom, tá bom' e muitas vezes nem ouvia os chamados por ajuda porque sempre estava de tititi com umas das alunas que por coincidência  tinha as melhores maquiagens. Que feio!

Todas foram aprovadas, mas vi muita gente saindo com o diploma sem nem ao menos saber passar blush direito. Eu mesmo, saí sem saber aplicar cílios postiços e só aprendi mesmo depois de ver muitos vídeos na internet falando sobre. Pratiquei muito na minha mãe e em mim mesma, por que se não...
Lógico que fiquei muito decepcionada, e não só eu como muitas que participaram do curso.
Sabe o diploma com passe de ouro? Só conversa do povo que fala coisas que não sabe, pra variar.
Por mim, não recomendo porque se fosse nos dias de hoje, com certeza usaria a grana pra investir de outras formas. E se você não tiver os "contatos" certos, esquece. Vai ser engolida pelos leões.
Eu mesmo fiz outros cursos pra completar a esse de maquiagem, então tenho outras opções de serviços que posso oferecer a meu cliente. Porque só de maquiagem, não rola.

Se tivesse que dar um conselho eu diria que seria melhor juntar dinheiro e fazer vários workshops de diferentes maquiadores profissionais que tendem a ter preços bem suaves, ver muitos vídeos na internet e ler muito sobre o assunto, pois você aprende muito mais. Vai por mim.
Pratique muito em seus familiares, em si mesma e tire foto de tudo o que fizer. Faça um bom portfólio porque isso sim é mais importante do que um diploma debaixo do braço.
Mas caso queria dar aula de make, não vai ter jeito mesmo, vai ter que ter o diploma só pra desencardo de consciência da escola que queira te contratar.
E nunca desista, deixe seus sonhos iluminarem seu caminho e deixe seu coração te guiar. Não deixem que lhe diga que não é capaz ou que nunca poderá fazer algo que sente ser bom pra você. 
Consiga por méritos próprios, você não precisa pisar ou usar alguém pra subir na vida... Seja humilde e honesto consigo mesmo, que irá conseguir tudo o que desejar sendo um grande diferencial e profissional.

Vai fundo!

Um doce beijo...



VOCÊ PODE GOSTAR

1 comentários

  1. Parabéns!!!! adorei a matéria amor, sério até em curso de musica que no caso eu faço é assim, o professor esta la para apenas lhe dar conselhos básicos e olhe la, pq na real mesmo vc tem que se esforçar perguntar e correr atrás, o curso é um papel, mas o profissional mesmo suas habilidades, são nós mesmos que desenvolvemos no decorrer da experiência real mesmo, adorei a matéria continue assim, sucesso para vc minha companheira lindaaaa!!! te amooo beijão <3

    ResponderExcluir